Para acessar sua conta,
Use o App Ágora

Abrir App

Segurança e regras

Em nossa casa, garantimos a segurança do seu futuro, dos seus investimentos e dos seus dados. Nesta página, vamos falar mais sobre isso.

  • Sobre a Ágora
  • Segurança e regras

Atenta à continuidade dos seus negócios, a Ágora Investimentos desenvolveu um planejamento específico que define estratégias em relação à ocorrência de desastres naturais ou incidentes decorrentes de ameaças, vulnerabilidades e riscos a que a empresa está exposta e que afetem seus principais processos de negócios.

O Plano de Continuidade de Negócios é de vital importância para que a Ágora Investimentos possa cumprir os compromissos assumidos junto aos clientes, independentemente de possíveis interrupções em seus processos de negócios.

Ciente dos riscos de perdas financeiras causadas por disseminação de vírus, acessos indevidos, vazamento de informações e outros problemas que possam tornar vulnerável o sistema informacional das corporações, a Ágora Investimentos criou uma função específica para tratar de segurança da informação. O ambiente de segurança da informação se baseia na conscientização dos colaboradores para a adoção de melhores práticas de segurança. Saiba mais sobre as nossas práticas de segurança da informação.

A Ágora Investimentos considera estratégico o gerenciamento de riscos para o sucesso dos negócios, otimização de capital e seleção de melhores oportunidades de investimentos. Por esse motivo, se mantém comprometida com os processos de formalização, definição de estratégias e políticas de controle de risco, mantendo resguardada a solidez da Instituição.

A estrutura organizacional da Ágora Investimentos é formada por profissionais dedicados integralmente à gestão de riscos e com reporte direto à alta administração, sendo segregada das áreas de negócios. A gestão integrada de riscos subdivide-se em três frentes:

1) Riscos de crédito e de liquidação;
2) Riscos financeiros relacionados ao risco de mercado e de liquidez;
3) Risco operacional e legal;

Para gerenciar adequadamente os riscos, o Departamento de Risco conta com uma estrutura independente e focada nos seguintes objetivos:

  • Acompanhamento e monitoramento em tempo real das operações realizadas pelos clientes e a respectiva exposição;
  • Divulgação periódica dos riscos globais internamente, garantindo adequação às normas e limites internos e dos órgãos reguladores
  • Intervenção de forma ativa e autônoma para a mitigação dos riscos, proporcionando uma exposição total ao risco muito reduzida quando comparada ao capital da Instituição
  • Disponibilização de material informativo relacionado a riscos, simuladores e chats on-line para melhor orientação do cliente
  • Desenvolvimento e estudo contínuo de novas aplicações, modelos estatísticos e modelagem científica de ponta a fim de aprimorar cada vez mais a análise das operações

Através dessas ações, o departamento de risco preserva a solidez, garante mais versatilidade, velocidade e agilidade nos processos decisórios e proporciona mais segurança na análise de continuidade dos negócios da Instituição.

Na gestão de risco operacional, o departamento de risco atua em parceria com os demais departamentos da Organização Bradesco, com os seguintes objetivos:

  • Identificar, mensurar, mitigar e gerir as falhas decorrentes de processos, sistemas, pessoas e eventos externos, através de controles internos mais eficazes
  • Implementar e otimizar os controles operacionais visando evitar perdas financeiras

Em observância dos padrões de controles internos adotados mundialmente e das normas internas, a Ágora Investimentos busca sempre aprimorar as metodologias, as ferramentas de controle e as avaliações de riscos nos processos organizacionais.

A Ágora tem estrutura de controles internos que atua com foco em:

  • Definição e avaliação dos métodos e ferramentas de controle das áreas, fornecendo suporte para a correção de inconsistências, por meio de projetos e planos de ação
  • Atuação de forma proativa, com ideias e sugestões, na concepção de melhorias em todas as atividades

A Ágora Investimentos tem selos conferidos pelo Programa de Qualificação Operacional (PQO) da B3, que evidenciam a excelência e qualidade de seus processos internos, em âmbitos operacional e administrativo

A Organização Bradesco, da qual a Ágora faz parte, tem um Programa de Conformidade (Compliance), representado por um conjunto de políticas, normas, processos e procedimentos sobre prevenção, identificação, mitigação e monitoramento do risco de conformidade, conduta e ética.

É um dos principais pilares de governança corporativa, tendo como objetivo zelar pelo cumprimento de leis, regulamentações, autorregulações, políticas e normas internas, com elevados padrões éticos, orientando e conscientizando quanto à prevenção de atividades e condutas que possam prejudicar Organização Bradesco, os clientes, os acionistas, os fornecedores e a sociedade em geral.

A Ágora Investimentos dispõe de uma estrutura dedicada de supervisão voltada à avaliação contínua da adequação das suas atividades às leis, regulamentações, autorregulações, políticas e normas internas referentes a monitoramento de operações, gestão de risco, prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, suitability, verificação de controles e análise de produtos e serviços, entre outros.

A área de Supervisão também atua como consultora exclusiva das várias frentes da Ágora, ajudando a superar dificuldades, orientando para o cumprimento das regras e colaborando para o sucesso de cada novo projeto.

São consideradas pessoas vinculadas:

(I) os administradores, funcionários, operadores e prepostos

(II) os agentes autônomos de investimentos

(III) demais profissionais que mantenham contrato de prestação de serviços diretamente relacionados à atividade de intermediação

(IV) sócios ou acionistas da Ágora Investimentos, pessoas físicas

(V) os sócios, acionistas, e sociedades controladas direta ou indiretamente pela Ágora Investimentos, pessoas jurídicas, excetuadas as instituições financeiras e as instituições a elas equiparadas

(VI) cônjuge ou companheiro e filhos menores das pessoas mencionadas nos incisos I a IV

A Ágora Investimentos não opera carteira própria e estão disponibilizadas as operações e ordens realizadas apenas por pessoas vinculadas.

O termo Compliance, originário do verbo inglês to comply, significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos internos e dos órgãos reguladores.

A Ágora Investimentos tem uma área de Supervisão de Mercados, que visa a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, a formulação de regras internas que visem à criação de ambiente de controle adequado e de acordo com as melhores práticas do mercado e a verificação da adequação da Ágora Investimentos às regras internas e dos órgãos reguladores.

Posicionando-se como parceiro de todos os departamentos, os colaboradores da área de Supervisão de Mercados atuam como consultores exclusivos das várias frentes da Ágora Investimentos, ajudando a superar dificuldades do dia-a-dia, orientando na prevenção de problemas e colaborando para o sucesso de cada novo projeto, desde o seu início.

A estrutura do departamento atua nos seguintes macro-objetivos:

  • Fazer testes de conformidade, ajudando as linhas de negócios a analisar suas estruturas, produtos e serviços, para alinhá-las com as diretrizes legais e regulatórias e com as políticas e normas internas
  • Criar mecanismos de controle para minimizar o risco de envolvimento em operações de lavagem de dinheiro
  • Monitorar conflitos de interesses que possam afetar as metas da Instituição
  • Opinar sobre a estrutura de novas operações e produtos Formular e implantar regras internas
  • Formular e implantar regras internas
Invista com a Ágora Cadastre-se gratuitamente
App Agora
Baixe ou atualize
o app Ágora

Faça o download pelo Google Play ou pela App Store e invista bem de onde estiver.