Para acessar sua conta,
Use o App Ágora

Abrir App
  • Conteúdos
  • Educação financeira

Controlar as finanças pode parecer uma tarefa complicada.
Por isso, preparamos algumas dicas para apoiar você.
Confira um passo a passo, simples e eficiente, que vai auxiliar você nesta jornada.

Vamos começar?

  • Organize sua vida financeira

    Este é, talvez, o momento mais importante: reconhecer que existe a necessidade de tomar as rédeas das suas finanças e organizar seu orçamento.

    Relaxe! Não é preciso ser um tabu. Nesta etapa, a sinceridade é sua maior aliada.

    Para você saber como e por onde começar, separamos algumas dicas e boas práticas sobre finanças.

    Nesta preparação, você vai conhecer melhor conceitos do mercado financeiro e tornar sua relação com o dinheiro mais saudável.

    Seu engajamento é primordial.

    Esta pode parecer uma tarefa óbvia, mas, muitas vezes, é ignorada.

    É importante que você faça uma reflexão sobre suas despesas e seu padrão de consumo.

    Uma planilha ou mesmo anotações em um caderno com todos os gastos mensais é o primeiro passo para se organizar. Vamos lá?

  • Prepare um orçamento mensal

    Seu orçamento é o ponto de partida. Vai mostrar a você a relação entre gastos e receitas, bem como sinalizar eventuais surpresas.

    A melhor maneira de montar seu orçamento é aquela em que você se sente mais confortável. Você pode usar uma planilha no computador, um caderno, um bloco de notas ou, ainda, utilizar aplicativos. O mais importante é que seja um meio simples e de fácil acesso para consultas e atualizações.

    Quando falamos da receita, nos referimos a todo e qualquer tipo de entrada financeira que você tenha: salário, comissões, mesada, bonificações, entre outros.

    Ah! Benefícios como vale-transporte e vale-alimentação também fazem parte.

    Quando anotar as receitas, não se esqueça de pontuar a frequência com que você as recebe, pois essa informação será usada posteriormente. Para saber sua receita, basta somar os valores que você recebe mensalmente, incluindo bônus, auxílios, gratificações e benefícios (alimentação, transporte, saúde), além do seu salário.

    Seguindo a mesma dinâmica de discriminar suas receitas, você deve anotar todos os seus gastos mensais: contas de consumo (água, luz e internet), passeios, alimentação, aluguel, impostos, enfim, tudo que sai da sua conta, inclusive as "pequenas despesas" ou gastos esporádicos.

    O nível de detalhamento e sinceridade faz toda a diferença no resultado. Para identificar suas despesas, some todos os gastos de um mês, inclusive aqueles bem pequenos. Os pequenos gastos podem mostrar um valor considerável e influenciar seu orçamento.

    Agora, compare suas despesas com o valor que você recebe.

    O ideal é que você consiga elencar suas receitas e despesas por um período de três a seis meses, de forma a conhecer de fato o real diagnóstico do seu orçamento. É importante obter a média de receitas e gastos mensais, pois há meses em que tanto as receitas quanto as despesas variam.

    Ao fazer isso por três meses, você entende melhor suas finanças no ano e, assim, pode começar a planejar o futuro. Agora, compare suas despesas com o valor que você recebe. Para muitas pessoas, é um momento de surpresa, uma vez que somente com este controle conseguem identificar seus ganhos e seus gastos. afim de se obter a média de receita e gasto mensal, já que existem meses em que tanto as receitas quanto as despesas variam.

    Ao fazer isso por 3 meses, você entende melhor suas finanças no ano e, assim, poderá começar a planejar o futuro. Agora, compare suas despesas com o valor que você recebe. Para muitas pessoas, é um momento de surpresa, pois somente com este controle conseguem identificar seus ganhos e seus gastos.

    Ao fazer isso por 3 meses, você entende melhor suas finanças no ano e, assim, poderá começar a planejar o futuro.

    É comum que, em algumas épocas do ano, tenhamos gastos extras, como datas comemorativas, matrícula em colégio/faculdade, impostos da casa e do carro, entre outras despesas.

    O que vale aqui é você compreender sua dinâmica e se planejar para poupar durante o ano todo – ou na maior parte dele.

  • Faça um planejamento financeiro

    Tendo as informações sobre entradas e despesas, é muito mais fácil saber onde atuar de maneira efetiva.

    Nesta etapa, você já deve ter avaliado principalmente suas despesas e verificado o que é possível reduzir.

    Provavelmente, enxugar de imediato suas despesas seja desafiador em função de alguns compromissos, como um financiamento. O mais importante nesta fase é justamente ter a previsibilidade de quando (e quanto) você começará a poupar. Tendo em mente seu ponto de partida e onde deseja chegar, é possível estabelecer uma rota, ou seja, seu planejamento.

    Sabe a "rota" da etapa anterior? Pois bem, eventualmente, você pode encontrar alguns imprevistos no meio do caminho, um gasto inesperado, a redução das receitas ou até mesmo situações mais drásticas, como desemprego.

    Prever essas situações pode ser difícil, mas uma reserva financeira vai auxiliar você a superá-las.

    Assim, uma reserva para emergências deve estar contemplada na sua "rota". É isso mesmo! Ela é fundamental para garantir que seu planejamento continue nos trilhos.

  • Comece pela reserva de emergência

    Já falamos da importância da reserva para alcançar seus objetivos. Na essência, ela é utilizada para superar os obstáculos que surgirem.

    É prudente guardar o valor equivalente a, pelo menos, seis meses da sua média mensal de gastos.

    Considerando-se que a reserva é utilizada no caso de eventos inesperados, que precisam ser rapidamente sanados, o valor da reserva deve estar disponível (ter liquidez) e ser alocado em investimentos seguros.

    Mesmo com a necessidade de alta liquidez e baixa volatilidade, é possível obter bons rendimentos para sua reserva!

    Confira algumas opções para você investir.

    - CDB com liquidez: disponível em praticamente todos os bancos e corretoras, possui liquidez diária. Isso significa que você tem acesso ao dinheiro em até um dia útil.

    - Tesouro Selic (título do Tesouro Direto): acompanha a variação da taxa básica de juros da economia brasileira e também possui liquidez. No caso do Tesouro, o crédito ocorre em sua conta em até um dia útil.

    - Fundos de renda fixa: também podem ser um caminho, desde que suas características se enquadrem nas necessidades de uma reserva de emergência, como baixa volatilidade e liquidez.

    Converse com nossos assessores e explore todas as possibilidades!

  • Alcance seus objetivos

    Após garantir que seu orçamento e seu planejamento financeiro estejam nos trilhos, é hora de colocar em prática seus objetivos.

    Tão importante quanto definir objetivos, é estipular um prazo para atingi-los.

    Quando falamos de planejamento financeiro, é fundamental ter prazos para as metas.

    Isso facilita a análise sobre o esforço financeiro necessário para alcançar os objetivos no prazo determinado, além de ajudar na definição dos investimentos mais adequados.

    Em geral, os prazos são categorizados da seguinte forma:

    - Curto prazo: até 12 meses
    - Médio prazo: entre 12 e 24 meses
    - Longo prazo: a partir de 24 meses

    Após refletir sobre o prazo em que você gostaria de atingir seus objetivos, é muito importante conhecer seu perfil de investidor.

    Para tanto, basta responder um breve questionário sobre o mercado financeiro e sua tolerância ao risco.

    Seu perfil define quais são os produtos mais adequados para você. Investimentos mais arrojados normalmente possuem maior potencial de rentabilidade, porém também apresentam maior risco de oscilação.

    Por isso, é importante responder ao questionário de forma sincera.

    Este é o primeiro passo para iniciar sua carteira de investimentos!

    Após identificar seu perfil de investidor, é hora de investir na prática!

    Você já ouviu falar de diversificação? Na essência, diversificar os investimentos é montar uma carteira composta de produtos de diferentes classes de ativos.

    Eventualmente, este processo pode não ser familiar para todos os investidores.

    Assim, sugerimos que você consulte nossas carteiras recomendadas. Elas são elaboradas por nosso time de especialistas e refletem a alocação ideal para cada perfil de investidor.

    O tempo não perdoa, não é mesmo?
    Com o passar do tempo, algumas situações, sejam elas relacionadas à sua vida financeira, seus objetivos ou até mesmo fatores externos, podem impactar sua carteira de investimentos. Esta dinâmica é muito natural.

    Por isso, é importante que você faça uma revisão periódica da alocação dos seus investimentos e do seu perfil, a fim de garantir que estejam em linha com seus objetivos ou, em outras palavras, que seu planejamento continue nos trilhos!

    Em caso de dúvidas, conte sempre com o apoio dos nossos especialistas. Estamos aqui para ajudar você a alcançar seus objetivos!

  • Aprimore seus conhecimentos

    Entender a dinâmica do mercado financeiro, conhecer os produtos de investimento e saber fazer a gestão da sua carteira são pontos fundamentais. Este é o tipo de conhecimento que você levará para a vida toda, influenciando não apenas sua jornada financeira, mas a de seus familiares e amigos.

    Para apoiar você nesta trajetória, existe a Ágora Academy, nossa plataforma educacional, desenvolvida em parceria com renomadas instituições, que oferece diversos cursos sobre finanças, gestão e investimentos, muitos deles gratuitos. Acesse a plataforma Ágora Academy e explore todos os seus conteúdos.

ÁGORA ACADEMY

Aprender a investir nunca foi tão fácil

Conheça a nova plataforma de educação financeira Ágora Academy, que simplifica o mercado financeiro, amplia seus conhecimentos e faz com que você invista com mais segurança.

Para saber mais sobre a Ágora Academy, clique aqui.

Invista com a Ágora Comece a investir na Ágora Cadastre-se gratuitamente
App Agora
Baixe ou atualize
o app Ágora

Faça o download pelo Google Play ou pela App Store e invista bem de onde estiver.