Para acessar sua conta,
Use o App Ágora

Abrir App
  • Investimentos
  • Renda fixa
  • LIG

O que é LIG?

Letra Imobiliária Garantida (LIG) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras, vinculado a ativos e bens imobiliários. Na prática, o investimento é composto de uma carteira de ativos que lastreia e garante as operações.

Como a carteira fica apartada do patrimônio da instituição emissora, confere ao título uma proteção adicional, conhecida no mercado como “dupla garantia”.

Acesse nossa plataforma de renda fixa e invista pelo site ou pelo app Ágora. Se preferir, fale com nossos especialistas.

Data de vencimento: data máxima que o dinheiro pode ficar investido no título. O prazo de vencimento é a data em que o investidor recebe o montante aplicado somado ao rendimento combinado. De acordo com a lei, o prazo mínimo de vencimento da LIG é de dois anos.

Data de carência: data em que o investidor pode retirar o valor aplicado. LIG tem carência de 12 meses, porém fica a critério de cada emissor oferecer liquidez após este prazo ou não. O investimento foi criado para longo prazo, ou seja, não é ideal para investidores que buscam liquidez.

Público: investidores em geral. 
 

O diferencial da LIG em relação a outros títulos de renda fixa é sua dupla garantia. A vantagem atrai investidores que procuram títulos com segurança e menor exposição a riscos, pois há garantia do investimento até mesmo se o banco emissor quebrar.

LIG possui características semelhantes aos covered bonds (a expressão traduzida significa “títulos cobertos”), que são títulos de financiamento de longo prazo bastante utilizados no mercado exterior. Uma das suas principais características é a sólida estrutura de garantias. Além do patrimônio da instituição emissora, os papéis usam como garantia uma carteira adicional de ativos, ou seja, se o emissor não honrar seu compromisso, os ativos que formam essa carteira asseguram o pagamento aos investidores.

Do ponto de vista de cobertura de risco, outro diferencial é que, para LIG, não há um limite máximo como é o caso da cobertura do FGC, a qual possui o teto de R$ 250 mil por CPF e instituição financeira. No caso de LIG, a carteira de ativos cobre a totalidade da aplicação, nesse sentido, sendo mais interessante que outros ativos de renda fixa. 
 

As aplicações em LIG não têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

LIG é isenta de imposto de renda para pessoas físicas. No caso do IOF, há incidência sobre os rendimentos (resgate em até 30 dias). 

Confira o portfólio de LIG

Ver portfólio completo

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para mais detalhes, consulte os Termos e Condições de Remuneração dos Distribuidores.

Invista com a Ágora Cadastre-se gratuitamente
App Agora
Baixe ou atualize
o app Ágora

Faça o download pelo Google Play ou pela App Store e invista bem de onde estiver.