O que é LIG?
Letra Imobiliária Garantida (LIG) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras, vinculado a ativos e bens imobiliários. Na prática, o investimento é composto de uma carteira de ativos que lastreia e garante as operações.
Como a carteira fica apartada do patrimônio da instituição emissora, confere ao título uma proteção adicional, conhecida no mercado como “dupla garantia”.
Acesse nossa plataforma de renda fixa e invista pelo site ou pelo app Ágora. Se preferir, fale com nossos especialistas.
Vantagens de investir em LIG
Agente fiduciário: instituição autorizada pelo Banco Central para administrar ou custodiar bens de terceiros
Benefício fiscal: oferece isenção de imposto de renda para pessoas físicas.
Diversificação: pode ser utilizada para
compor uma parcela de renda fixa da carteira.
Remuneração: possibilidade de
recebimento periódico de juros,
conhecido como cupom, e não
somente na data de vencimento do título.
Tipos de remuneração
PREFIXADA
A rentabilidade é definida por uma taxa fixa; assim, é possível saber exatamente o valor a ser recebido na data de vencimento do título.
PÓS-FIXADA
Tem rentabilidade ligada ao desempenho de um indexador, ou seja, de uma taxa de reajuste; por exemplo, a variação do CDI.
PREFIXADA + PÓS-FIXADA
Combina os dois mundos: a rentabilidade é vinculada a uma taxa de juros fixa e também a um indexador, como CDI ou IPCA.
Mais detalhes sobre este produto
Data de vencimento: data máxima que o dinheiro pode ficar investido no título. O prazo de vencimento é a data em que o investidor recebe o montante aplicado somado ao rendimento combinado. De acordo com a lei, o prazo mínimo de vencimento da LIG é de dois anos.
Data de carência: data em que o investidor pode retirar o valor aplicado. LIG tem carência de 12 meses, porém fica a critério de cada emissor oferecer liquidez após este prazo ou não. O investimento foi criado para longo prazo, ou seja, não é ideal para investidores que buscam liquidez.
Público: investidores em geral.
O diferencial da LIG em relação a outros títulos de renda fixa é sua dupla garantia. A vantagem atrai investidores que procuram títulos com segurança e menor exposição a riscos, pois há garantia do investimento até mesmo se o banco emissor quebrar.
LIG possui características semelhantes aos covered bonds (a expressão traduzida significa “títulos cobertos”), que são títulos de financiamento de longo prazo bastante utilizados no mercado exterior. Uma das suas principais características é a sólida estrutura de garantias. Além do patrimônio da instituição emissora, os papéis usam como garantia uma carteira adicional de ativos, ou seja, se o emissor não honrar seu compromisso, os ativos que formam essa carteira asseguram o pagamento aos investidores.
Do ponto de vista de cobertura de risco, outro diferencial é que, para LIG, não há um limite máximo como é o caso da cobertura do FGC, a qual possui o teto de R$ 250 mil por CPF e instituição financeira. No caso de LIG, a carteira de ativos cobre a totalidade da aplicação, nesse sentido, sendo mais interessante que outros ativos de renda fixa.
As aplicações em LIG não têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
LIG é isenta de imposto de renda para pessoas físicas. No caso do IOF, há incidência sobre os rendimentos (resgate em até 30 dias).
Classificação de risco de LIG
Mesmo com dupla garantia, existem alguns riscos envolvidos na aquisição dos títulos.
RISCO DE CRÉDITO
É a possibilidade de perdas associadas ao não cumprimento das obrigações da contraparte.
CLASSIFICAÇÕES DE RISCO
RISCO DE CRÉDITO
O investidor deve avaliar a credibilidade do banco por meio do rating, que é definido por agências independentes e mede, de forma objetiva, a situação do emissor. Quanto melhor o rating menor o risco de crédito.
RISCO DE MERCADO
É a variação no valor dos ativos financeiros em razão da oscilação de preços no mercado.
CLASSIFICAÇÕES DE RISCO
RISCO DE MERCADO
O próprio investidor deve avaliar as tendências da economia e definir qual é o melhor indicador para seus objetivos.
RISCO DE LIQUIDEZ
Possibilidade de adquirir um ativo ou produto financeiro e ter prejuízo ou dificuldade de convertê-lo em dinheiro futuramente.
CLASSIFICAÇÕES DE RISCO
RISCO DE LIQUIDEZ
Papéis que não oferecem liquidez diária, por exemplo, apresentam alto risco de liquidez, uma vez que, para se desfazer do ativo antes do vencimento, é necessário encontrar outro investidor disposto a comprá-lo. Por isso, é sempre importante alinhar prazo e objetivos na hora de escolher um investimento.
Confira o portfólio de LIG
A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para mais detalhes, consulte os Termos e Condições de Remuneração dos Distribuidores.
Faça o download pelo Google Play ou pela App Store e invista bem de onde estiver.